Hoje vamos falar sobre como escovar os dentes
Escovar no mínimo 3 vezes ao dia seria o ideal considerando que a primeira escovação seria ao acordar e as demais depois das refeições.
Mas eu incluiria mais uma, a principal, que é a escovação antes de dormir.
Você pode se perguntar, porque escovar os dentes tantas vezes ao dia?
Porque a escovação para ser efetiva ela é muito difícil, porém precisa ser praticada, então você tenta compensar as falhas de uma na outra.
Quando dormimos nossa produção de saliva diminui, e a saliva protege os dentes contra as cáries e a gengiva da gengivite.
Existe uma variedade enorme de escovas, como escolher a melhor escova?
A melhor escova é aquela de cabeça pequena e cerdas macias e diga-se de passagem, NOVA.
A escova quando começa a abrir as cerdas é porque elas esta ressecada e não limpa mais nada, além do que ela vai machucar sua gengiva e te desanimar de escovar corretamente.
Não economize com escova.
E o fio dental?
É muito importante o uso do fio ou fita dental entre os dentes, porque é uma região que a escova não entra e onde sempre há acúmulo de placa bacteriana e alimentos, responsáveis pelas cáries entre os dentes e gengivites que provocam mau hálito.
O fio dental deve ser passado antes de escovar os dentes porque ai você libera a região para uma melhor atuação da escova.
E as escovas elétricas?
As escovas elétricas são indicadas para facilitar a escovação de pessoas com limitações motoras.
Elas não limpam tão bem quanto a escova norma com a pressão correta.
Enxaguante bucal
Se vc fizer a escovação e a higiene com fio dental adequadamente, não há necessidade de enxaguante bucal.
O mais eficaz de todos é o que contém clorexidina, exemplo; o Periogard. Porém deve ser usado apenas quando receitado pelo seu dentista porque mancha os dentes (nada que seu dentista não remova com a limpeza dos dentes).
E a técnica correta de escovação?
Consiste em colocar a cabeça da escova em um angulo de 45 graus na junção da gengiva com o dente, alcançando 2 ou 3 dentes e fazer movimentos de vibração no mínimo 03 vezes em cada região, tanto por fora quanto por dentro.
Depois escovar em cima dos dentes. Feito isto, fazer movimentos de varredura de cima para baixo e de baixo para cima como se estivesse puxando a gengiva em direção aos dentes, evitando com isto a retração gengival.
Na região anterior você pode deixar a escova em 95 graus para limpar corretamente porque esta é uma área que sempre acumula tártaro.
Por fim, escovar a língua para remover aquela crosta esbranquiçada em cima da língua que é chamada de saburra língual ( são células mortas) que provocam mal hálito.
Você deve ter em mente que a gengiva que sangra é a gengiva inflamada.
Muita gente fica com medo de escovar a gengiva que sangra achando que assim vai machucar mais. É errado!
Quando a gengiva sangra é porque está inflamada e se a placa bacteriana não for removida a gengiva não vai cicatrizar.
Dica: Além de escovar e passar fio dental, recomendo usar uma bolinha de algodão embebida em água oxigenada 10 volumes e passar na região inflamada. Não enxaguar depois. Deixa a água oxigenada fazer efeito. Ela vai espumar um pouco mas é normal.