Existe muita dúvida e indagação sobre esta técnica. Porque chama protocolo Branemark, esta dentadura fixa sobre implantes?
Porque foi o médico sueco, chamado Branemark, que em 1952 iniciou os estudos com implantes ósseos.
Quando uma pessoa perde os dentes, geralmente perde primeiro os dentes posteriores, mantendo os anteriores para não comprometer a estética.
Com o passar dos anos, aquele local que perdeu os dentes vai “murchando”. Tem uma perda óssea e a gengiva que é como um tapete sobre o osso, também vai diminuindo.
A consequência disto, é que chega uma hora que não dá nem pra fazer implantes.
E ai? O que fazer nesse caso?
Ai que em certos casos, dependendo da região e das condições de saúde do paciente, dá para fazer enxertos ósseos, porém, principalmente na mandíbula, na região posterior geralmente não dá para fazer enxerto, mas na maioria dos casos, tem osso na região anterior ( lembra que eu falei anteriormente que as pessoas perdem por último os dentes da frente), e nesta região também tem a vantagem de não passar nervos importantes, então vamos ter altura e largura óssea para colocar implante.
Mas então vou ficar sem os dentes de trás?
Ai que esta a vantagem desta técnica.
Constrói-se protéticamente uma estrutura metálica sobre os implantes como se fosse uma viga metálica de sustentação.
E sobre esta estrutura o protético vai fazer todos os dentes do arco, tanto anteriores como posteriores, com dentes e gengiva artificiais, proporcionando uma prótese, que parece dentadura, mas não é, presa nos implantes. É fixa!
O material usado pode ser resina ou porcelana. A função será a mesma e a estética bem parecida sendo que a de resina tem um custo mais baixo.
O que muita gente pergunta
Como limpar?
Pode-se usar escova dentais não macias, fios dentais apropriados, escovas interdental e mais importante nestes casos; O IRRIGADOR DENTAL.
Quais as vantagens desta técnica?
A prótese superior não tem céu da boca. Isto melhora o paladar e a fala. Dá muita segurança porque é fixa.
Se você for para um hospital, não vai precisar tirar a prótese.
Quanto dura o implante?
Os implantes são definitivos, o que pode dar alguma manutenção são os dentes que como dentes naturais precisam de cuidados e geralmente tem conserto ou podem ser substituídos.
Como é feito o implante?
Pode ser carga imediata: Os implantes são colocados e em 72 a prótese é feita pelo protético e aparafusamos na boca. Tem que ter a indicação correta.
Ou pode ser carga tardia, aonde os implantes são colocados e espera-se de 4 a 6 meses que é o período de ósseo integração ( tempo que os implantes levam para colar no osso) para colocar a prótese, e neste ínterim, o paciente usa próteses provisórias.
Porque as vezes a pessoa tem os dentes da frente, seja em cima ou embaixo e tem que tirar para fazer esta técnica?
Porque é o único local que tem osso suficiente para colocar os implantes necessários para o procedimento.
Quanto tempo dura a cirurgia?
Geralmente a cirurgia é de 2 a 3 horas.
Pode ser realizada com sedação venosa feita por um médico anestesista na próprio consultório, com toda a segurança exigida nestas situações e o paciente dorme durante todo o procedimento.