Atendo muitos pacientes que se queixam da falta de dentes e o constrangimento de precisar ser internado em um hospital e ter que tirar a dentadura ou a ponte móvel quando precisar de uma cirurgia.
Porém estas pessoas também tem medo, trauma e evitam ir ao dentista ao máximo, ou melhor, não vão se não estiverem morrendo de dor. Para muitas, não todas, destas pessoas o problema já tem solução. É o implante dentário sem corte.
É difícil imaginar. Como é colocado o implante dentro do osso sem cortar?
Pois é, vou tentar explicar. Vocês já devem ter ouvido falar de impressora 3D. Se não ouviram, fiquem atentos porque no futuro próximo até sapatos serão feitos por impressora 3D. Existem programas de computador em que a pessoa tira uma tomografia de boca e com este software podemos planejar os implantes.
Vamos primeiro fazer uma simulação da cirurgia no computador. Nesta simulação, veremos o tamanho, quantidade e posição dos implantes no osso. Desta forma, já saberemos também como ficarão os dentes esteticamente falando.
Então, após este planejamento podemos imprimir um molde numa impressora 3D que será encaixado na boca e com ele faremos a fixação dos implantes sem precisar fazer corte e sem a necessidade de dar pontos. Praticamente não sangra.
Como é o pós operatório?
O pós operatório é muito tranquilo porque diminui bastante a necessidade de medicamentos, principalmente de anti-inflamatórios e analgésicos porque não incha e não dói.
A colocação dos implantes é muito rápida e o paciente não se estressa. Isto ajuda muito quando a pessoa tem alguma restrição médica de saúde e não pode ser submetida a cirurgias mais demoradas. Infelizmente nem todo mundo tem indicação para este tipo de cirurgia, como por exemplo, pessoas que precisam de enxertos ósseos.