Técnicas de escovação

A grande maioria dos problemas relacionados aos dentes podem ser evitados com uma escovação adequada e o uso do fio dental.

Cerca de 95% dos brasileiros sofrem de cárie e doença das gengivas (doença periodontal), mesmo com grande número de dentistas por habitante. Um dos períodos mais importantes para se prevenir as cáries é durante a erupção dos dentes, sejam eles “de leite” ou permanentes.

 

Escovação de dentes

A escovação deve ser feita, idealmente, em um local de boa iluminação e na frente do espelho, pelo menos no período de aprendizagem da técnica correta. Com o tempo, você assimilará a técnica e conhecerá melhor os seus dentes, podendo dispensar o espelho e retomar seu hábito. Sempre com pouquíssima pasta.

Características da Escova

  • Pontas arredondadas para não ferir a gengiva;
  • Cerdas de nylon macias e agrupadas em tufos;
  • Superfície da parte ativa plana;
  • Cabeça pequena para alcançar até os últimos dentes.

[quote align=”center” color=”#999999″]Lave sempre sua escova com água corrente após o uso;
Troque sua escova aproximadamente a cada 3 meses. Após este período as cerdas ficam “amassadas” e já não possuem tanta eficiência para remover a placa bacteriana. Leve sua escova para o dentista ou peça orientação para escolher melhor sua escova.[/quote]

Sugestão para manter sua escova livre de germes e bactérias

Em um copo, despeje Listerine (ou outro de sua preferência) até cobrir as cerdas. Depois acrescente um pouco de água. Mantenha sua escova nessa solução e troque o líquido toda semana.