A má oclusão compromete a qualidade de vida

Oclusão é o (encaixe dental) ou seja, é o relacionamento entre os dentes da maxila e mandibula.
A má oclusão , ou seja ,a relação inadequada dos dentes na articulação entre os maxilares pode gerar complicações, que comprometem a qualidade de vida do paciente.
As principais consequencias são.

  • Alteração na A.T.M, articulação temporo-mandibular  esta articulação situa-se logo à  frente do ouvido e é responsavel pelos movimentos da mandibula.
  • Bruxismo; que é o apertar ou ranger os dentes, que provoca desgaste, fraturas, aparecimento de manchas tornando o soriso com aparencia de envelhecido.
  • Traumatismo dentais, ou seja, os dentes começam a receber cargas durante a mastigação ou mesmo nos movimentos  mandibulares, os quais não  estão preparados para tal, ocasionando doenças gengivais.

Na disfunção de A.T.M, o paciente pode sofrer constantes cefaléias (dores de cabeça) que não são propriamente da cabeça , e sim provenientes dos músculos que envolvem a cabeça, façe e pescoço.

Um dos sinais que mais caracterizam este problema de A.T.M é o estalido (clique) que ocorre ao abrir a boca,bocejar, mastigar, cantar falar etc…
Isto acontece porque entre as faces articulares dos ossos que compõe as  A.T.MS ( osso temporal e côndilo da mandibula), existe uma estrutura fibrocartilaginosa chamada disco articular, cujas principais funções são amortecer e amoldar as superficies osséas da articulação, evitando traumas e desgastes prematuros.

O tratamento indicado é preconizado de acordo com o tipo de má oclusào. Por ex. uma reabilitação oral ou seja alinhamento e reposicionamento dental com aparelhos ortodonticos associados ou não com a colocação ou troca de próteses  dentais, ajustes nas superficies  dos dentes, muitas vezes  é necessária a intervenção  conjunta de especialistas em fonoáudiologia e otorrinolaringologia.