Com as novas técnicas em Odontologia, existem vários tipos de tratamento para um mesmo problema.
Se você está confuso(a) em relação a fazer a extração e colocar um implante ou manter esse dente na boca usando outros tratamentos, leia o restante deste artigo:
Claro que você e nenhum profissional vair querer extrair um dente por causa de uma carie. Também não vamos pensar em extrair um dente quando ele apresentar um problema de canal ou mesmo se apresentar um problema periodontal (gengiva) moderado.
A maior dúvida ocorre quando o dente apresenta grave comprometimento periodontal, com perda extensa da coroa e restando apenas a raiz – e, muitas vezes, existem dúvidas em se essa raiz iria suportar um bom trabalho -, ou em dente com grande lesão endodôntica (tratou-se o canal, mas existe uma reabsorção do osso).
Nos exemplos acima, muitas vezes é difícil até para o cirurgião dentista dar um parecer exato ao paciente, pois cada procedimento apresenta uma vantagem e um risco e a escolha do tratamento deve ser de comum acordo entre o dentista e o paciente.
O dentista deve apresentar todas as soluções possíveis, o custo de cada uma, o risco de cada procedimento, o resultado estético e uma média de durabilidade.
Fazer ou não fazer implante?
Os implantes dentários são sem dúvida nenhuma uma revolução na Odontologia, mas ainda exigem algumas pré condições para que sejam executados com sucesso. É muito comum o paciente com ausência de alguns dentes ou mesmo com um dente onde ocorreu uma fratura da coroa decidir fazer implantes. Se existe uma boa condição óssea, a opção por implante é viável. Porém, muitas vezes acontece de o paciente não ter osso suficiente para isso e neste caso, precisarmos fazer a enxertia óssea.
Os enxertos ósseos têm evoluído muito e, até alguns anos atrás, os pacientes que precisavam de enxerto ósseo tinham que se submeter a internações hospitalares, remover osso de outras partes do corpo para que fossem colocados na boca. Hoje isso ainda é necessário algumas vezes, mas na maioria dos casos, o dentista consegue retirar osso da boca do próprio paciente no consultório.
Esclareça com o seu dentista e faça a melhor opção para ter o seu sorriso lindo.