Você sabia que mascar chicletes pode ser um ato saudável?
Chicletes fazem mal aos dentes?
Ao contrário do que se pensa, mascar chicletes pode ser um ato saudável. Quando mascamos o chiclete, as glândulas salivares são estimuladas a produzirem saliva em maior quantidade. O aumento do fluxo salivar favorece a limpeza de resíduos alimentares dos dentes, além de neutralizar o pH bucal com maior rapidez, diluindo ácidos provenientes da dieta e produzidos pelas bactérias causadoras da cárie dentária.
Então quer dizer que eles fazem bem?
Antes de tudo, é importante compreendermos que a cárie dentária é uma doença infecciosa multifatorial, dependente da presença de bactérias bucais específicas e da frequência de consumo de açúcares fermentáveis. O açúcar refinado (sacarose) é considerado o principal componente da dieta cariogênica. Assim, apenas gomas de mascar livres de sacarose e que utilizem adoçantes seguros são inofensivos e podem ajudar na prevenção da cárie. Além disso, seu uso não dispensa a necessidade da higiene bucal com escova, dentifrício e fio dental.
Estudos vêm sendo realizados com o objetivo de encontrar substitutos que evitem os efeitos indesejáveis dos açúcares, principalmente da sacarose. Hoje, adoçantes alternativos já são empregados em gomas de mascar, como o xilitol.
O que é o xilitol?
Xilitol é um adoçante natural encontrado em plantas, frutas e vegetais. Ele é tão doce quanto a sacarose, porém com um terço a menos de calorias e com a característica de não favorecer o desenvolvimento da cárie. Por não ser fermentado em ácido por praticamente nenhum dos microrganismos bucais, seu consumo não leva à queda do pH da boca e do biofilme dentário (placa bacteriana), evitando a desmineralização dos dentes. Além disso, o xilitol tem a capacidade de diminuir a concentração das bactérias do biofilme e de alterar a sua composição, formando um biofilme menos aderente, de fácil remoção pela escovação habitual dos dentes. É importante ressaltar que seu uso não dispensa a higienização e que seus efeitos em longo prazo na incidência de cárie ainda necessitam de maiores estudos. Além do xilitol, outros compostos vêm sendo incorporados aos chicletes pelos seus fabricantes com o objetivo de combater a cárie dentária e suas consequências, como o Recaldent.
O que é o Recaldent? Como ele age?
Recaldent é como foi batizado o complexo fosfopetídeo de caseína-fosfato de cálcio amorfo -, uma proteína do leite que foi isolada e patenteada por uma equipe de pesquisadores da Austrália. Essa proteína auxilia na incorporação de minerais ao esmalte dentário.
O Recaldent oferece um reservatório de cálcio e fosfato que irá atuar na remineralização do esmalte dentário após ele ter sofrido desmineralização. O composto tem mostrado em pesquisas laboratoriais a capacidade de reincorporar ao dente sua estrutura mineral perdida após a agressão pelas bactérias em lesões incipientes de cárie dentária.
Então não há restrições para o uso de chicletes?
Mesmo com os benefícios promovidos pelos chicletes, é importante se acautelar quanto ao seu consumo excessivo. Mascar chiclete, sobretudo entre os jovens, pode acabar se transformando em um hábito, difícil de ser administrado posteriormente. Além disso, os efeitos do ato de mascar gomas sobre a articulação têmporo – mandibular, embora moderados, podem se agravar com o tempo.