Saiba mais sobre a utilização da toxina botulínica em Odontologia.
- O que é toxina botulínica?
A toxina botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum, causadora do botulismo. Entretanto, ganhou maior destaque e vem sendo amplamente utilizada na Medicina, tanto para fins cosméticos(na eliminação temporária de rugas e linhas de expressão), como no tratamento de diversas doenças e outras condições(distonias, torcicolos, espasmos musculares, estrabismo, suor excessivo, enxaqueca e fibromialgia.) - Como age a toxina?
A toxina é uma proteína que age inibindo a liberação de acetilcolina, neurotransmissor que atua na contração muscular, causando efeito paralisante e o enfraquecimento temporário da atividade muscular, sem que haja outros efeitos colaterais. Com o passar do tempo, há um restabelecimento de transmissão neuromuscular e retorno gradual a função muscular completa. - Quais são as indicações na Odontologia?
A toxina pode ser utilizada em casos de sorriso gengival ou assimetria do sorriso; hábitos como bruxismo ou briquismo, ambos com prejuízos dentários, musculares e ósseos, causando, ainda, a cefaleia secundaria; hipertrofia dos músculos masseter que pode apresentar dor e desconforto durante a mastigação; redução de forças musculares após a reabilitação com implantes dentários e sialorreia (salivação excessiva). - Quanto tempo dura o efeito?
O tempo de duração é variável e depende de diversos fatores como o próprio paciente, dose, músculos atingidos e ação que se espera. Quanto maior a atividade muscular, menor o tempo de duração do efeito. Após a aplicação, o inicio da ação observa-se em 3 a 7 dias, com efeito Maximo em 10 a 15 dias. Geralmente varias de quatro a seis meses. - Quais são as reações adversas observadas após a utilização?
A aplicação é um procedimento seguro e eficaz. Entretanto, algumas reações adversas podem acontecer e dependem da localização e quantidade aplicada, incluindo dor, eritema(mancha avermelhada) e pequeno inchaço no local da aplicação; náusea; dor de cabeça; reação alérgica; sensação de dormência ou anestesia transitória; entorpecimento temporário da região; boca seca; e alteração da voz. Vale ressaltar que o cirurgião dentista deve ser devidamente habilitado para tal função, e que a aplicação por esse profissional tem a finalidade terapêutica, buscando melhorias na qualidade de vida dos pacientes. - Quais são as contraindicações?
A aplicação da toxina está contraindica as pacientes gestantes e lactantes, aos pacientes com hipersensibilidade a toxina botulínica, a lactose e a albumina, e portadores de doenças neuromusculares e autoimunes.