Para quem range os dentes e tem dor, existe solução!
Apertar ou ranger os dentes, é uma patologia difícil de ser detectada pelo próprio paciente, porque é um ato involuntário. A maioria das pessoas rangem ou apertam os dentes durante o sono e as vezes em situações de stress no dia a dia , ocorre o apertamento dos dentes.
Tanto o bruxismo quanto o apertamento, são hábitos extremamente nocivos para os dentes, provocando fraturas, desgastes e outros danos, além de comprometer o disco articular. Espasmos nos músculos da face provocando dores intensas, além de dores na coluna cervical e zumbido no ouvido.
Até pouco tempo atrás se achava que o tratamento consistia em reabilitar os dentes, com tratamentos invasivos para os dentes (coroas, restaurações etc..) , combinados com aparelhos ortodônticos, acarretando tempo e custos financeiros que poderiam comprometer o orçamento.
Atualmente esta patologia tem tido uma abordagem conservadora. O botox ou toxina botulínica, tão usado na área estética, também tem seu uso em terapias conservadoras para diminuir a ação muscular de músculos levantadores e abaixadores da mandíbula, proporcionando alívio quase que imediato ao paciente.
A ação da toxina botulínica (botox) é de 6 meses, ou seja, duas vezes ao ano.
Não será necessário fazer isto muitos anos porque os músculos vão diminuindo a força na mordida, evitando assim todos estes inconvenientes.