Halitose

Halitose ou mau hálito é a exalação de odores desagradáveis oriundos da cavidade bucal através da respiração, sendo que em 90% dos casos, a saburra lingual é a causa do problema.

Como o olfato se adapta rapidamente a qualquer odor constante, o portador de halitose acostuma-se com o próprio hálito, não sendo capaz de perceber o seu problema.

 

  • Todas as pessoas tem mau hálito?” Se considerássemos o hálito desagradável ao acordar, praticamente 100% da população seria portadora de halitose.  Por isso, o hálito de manhã é considerado fisiológico.  Ele acontece devido a leve hipoglicemia, à redução do fluxo salivar para virtualmente zero durante o sono  e ao aumento da flora bacteriana.
  • Qual a causa do mau hálito? É  muito bom que se diga que os casos de halitose não podem ser explicados por um único mecanismo.   Existem casos de halitose tanto por razões fisiológicas, que requerem apenas orientação,  como por razões patológicas que requerem tratamento.  No entanto, 96% Ou mais dos casos de halitose se devem à presença de saburra lingual e, assim, devem ser tratados.
  • O que é Saburra? Saburra é um material viscoso e esbranquiçado ou amarelado, que adere ao dorso da língua em maior proporção na região do terço posterior.  A saburra contém microrganismos que provocam um cheiro desagradável.
  • O que predispõe a formação de Saburra? A causa primária da formação de saburra é a leve redução do fluxo salivar com a presença de uma saliva muito mais rica em mucina (“gosmenta”) e que facilita a aderência de microrganismos  e de restos epiteliais e alimentares sobre o dorso da língua.
  • Como se livrar da Saburra e do mau Hálito? Remoção mecânica da saburra por meio de limpadores linguais disponíveis no mercado  (farmácias e drogarias) nacional. Manutenção da superfície lingual o mais oxigenada possível, com o uso de oxidantes como por exemplo a água oxigenada 10 vol. p ara limpar o dorso da língua. Identificação (por meio de médicos e dentistas) da redução do fluxo salivar.
  • Como posso melhorar meu mau hálito que acontece só de vez em quando? Quando o mau hálito não é crônico, mas apenas esporádico, devemos observar uma higiene bucal e lingual adequadas, estimular a salivação de maneira fisiológica (isto é, sem o uso de medicamentos) com balas sem açúcar, gomas de mascar etc. A ingestão de água e de alimentos que contenham carboidratos a cada 3 horas.
  • Já consultei vários profissionais sem ter a solução para o meu problema. Halitose tem cura? Claro que tem cura. Às vezes, atingir a cura demanda um pouco mais de tempo, mas sempre existe a possibilidade de controle.

 

 

Compartilhe agora este conteúdo com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest