Bruxismo

O  ranger de dentes é chamado bruxismo  e pode estar associado a dor de disfunção da articulação temporo-mandibular (articulação da mandíbula com o crânio).

A frequência e a severidade do bruxismo pode variar a cada noite, e parece estar associado ao stress emocional e físico. O desgaste anormal dos dentes  é o sinal mais frequente da presença desta patologia.

Dores  e cansaço nos músculos da face ao acordar,dentes doloridos, também são sinais de bruxismo. Ocorre um grande comprometimento da estética dos dentes, porque eles ficam com uma aparência envelhecida, gasta e como ocorre uma grande perda de esmalte da superfície, há uma severa exposição de dentina com consequente manchamento.

Até o presente momento, não há um método de tratamento conhecido para eliminar permanentemente o bruxismo.  Apesar disto, a forma de terapia mais empregada para aliviar os sintomas do bruxismo é a utilização de placas miorrelaxantes (aparelho de acrílico transparente, usado à noite para dormir).  Estas placas protegem os dentes do desgaste provocado pelo bruxismo.

Placa

Porém  a conduta do cirurgião dentista   normalmente é voltada  para que ocorra uma estabilidade na mordida  proporcionando dentes que se articulam com harmonia, para diminuir as dores musculares da face.  Espera-se com isto, que ocorra  uma modificação do padrão neuromuscular habitual.

Compartilhe agora este conteúdo com seus amigosShare on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedInPin on Pinterest